Linha de pipa enrosca em helicóptero dos bombeiros e estraga aeronave

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
17/06/2018 às 17:18.
Atualizado em 10/11/2021 às 00:47
 (Divulgação / CBMMG)

(Divulgação / CBMMG)

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros, utilizado em salvamentos e resgates aéreos em Minas Gerais, está estragado e indisponível após uma linha de pipa se enroscar na aeronave. O anúncio foi feito neste domingo (17), na página do Batalhão de Operações Aéreas. O acidente, ocorrido na última sexta-feira (15), em Belo Horizonte, comprometeu duas peças responsáveis pela inclinação das pás do veículo, que não pode mais voar.

Segundo a corporação, o conserto custará cerca de 40 mil dólares (R$ 149 mil reais). A aeronave já foi enviada para a manutenção, mas não há previsão de quando estará pronta para atuar novamente, porque os serviços são feitos por empresas terceirizadas e não há peças para pronta entrega.  

O piloto do helicóptero teria realizado uma manobra para desviar da pipa ao se aproximar do Aeroporto da Pampulha, na capital. No entanto, a linha atingiu o equipamento mesmo assim e incapacitou novos voos. 

O Corpo de Bombeiros lamenta o ocorrido e alerta para o prejuízo causado por linhas de pipa, aparentemente 'inofensivas'. Em nota, o batalhão destacou que outros dois acidentes semelhantes ocorreram em 2016 e 2017. 

"Esses incidentes, apesar de parecerem pequenos, podem deixar a aeronave indisponível para uso e gerar manutenções preventivas ou corretivas, que geram altos custos para o Estado", diz o texto. A corporação ainda lembra dos perigios de se utilizar linhas com cerol. 

Ainda na postagem, o Capitão Penido, piloto do Batalhão de Operações Aéreas, afirma que a situação compromete principalmente os atendimentos à população. “Uma linha de pipa, ao se enroscar no rotor do helicóptero, prejudica a segurança do voo, colocando a tripulação em risco. Tripulação essa que realiza resgates e salvamentos diários em todo Estado, além do prejuízo nos atendimentos”, alerta. 

Veja a postagem:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por