Live em homenagem ao mês da mulher debate avanços e desafios na sociedade; veja como participar

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 18/03/2021 às 15:10.Atualizado em 05/12/2021 às 04:26.
D'elas

Plateia virtual poderá enviar perguntas às participantes

Saúde, autoestima, presença feminina na política e violência doméstica serão temas abordados em um seminário on-line e gratuito, no próximo sábado (20), às 16h. O evento será transmitido pelo YouTube e Facebook (veja, abaixo, a programação completa). A plateia virtual poderá enviar perguntas.

A idealizadora do projeto é a médica, ex-deputada federal e reitora do Centro Universitário Funorte, Raquel Muniz, que irá conduzir os debates. A iniciativa integra as comemorações do mês dedicado às mulheres. 

Dentre as participantes, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos) e a professora e delegada da Polícia Civil de Minas Fernanda Fiúza.

“É a hora e a vez de a mulher ocupar seus espaços, seja na família, no trabalho ou na política. Trabalhamos para construir um Brasil que seja o melhor país do mundo para se nascer menina”, disse a ministra.

Deputada Raquel Muniz

A médica mineira Raquel Muniz irá conduzir os debates no sábado

A pandemia da Covid-19 também será lembrada. Raquel Muniz destacou que as mulheres são peça fundamental no combate à doença. "Elas são maioria nesse enfrentamento. São técnicas de enfermagem, enfermeiras, médicas, fisioterapeutas, todas na linha de frente. Nosso objetivo é prestar uma homenagem e mostrar os avanços que já conseguimos", afirmou.

Avanços, segundo Raquel, podem ser vistos em diversas áreas da sociedade. Ela citou a Lei do Feminicídio (Lei 13.104/15), que aumentou as penas contra o assassinato de mulheres. "Sou sempre otimista. Gosto de falar dos avanços porque eles nos motivam a trabalhar mais. Fui deputada federal e nós ainda somos minoria lá (na Câmara e no Senado), mesmo com estudos que mostram que as mulheres parlamentares são mais produtivas na política".

Damares Alves

Ministra Damares Alves falará sobre políticas públicas para mulheres

Programação

As discussões começam às 16h e cada tema terá duração de 45 minutos, com mais 15 minutos para perguntas da plateia virtual. Nos intervalos, a chef de cozinha e bacharel em Direito Daniela Amaral Lessa fará a preparação de um prato em homenagem à mulher. Para participar, não é necessário fazer cadastro prévio.

Veja a programação completa:

Tema 1: Saúde e autoestima da mulher
Convidadas: professora Andreia Silva e a psicóloga Hellen Vale.

Tema 2: Empoderamento feminino - Mulheres no agronegócio
Convidadas: doutora Silene Barreto; professora Andreia Silva; psicóloga Hellen Vale e a participação da ONU Mulheres.

Tema 3: Mulheres na política
Convidadas: deputada Rosangela Gomes e a psicóloga Hellen Vale.

Tema 4: Violência contra a mulher
Convidadas: delegada Fernanda Fiúza, psicóloga Hellen Vale e participação da ONU Mulheres.

Tema 5: Políticas públicas para as mulheres
Convidadas: ministra Damares Alves e a psicóloga Hellen Vale.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por