Foi inaugurada nesta quarta-feira (26) a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santinho, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Essa é a quarta ETE do município. De acordo com a Copasa, a unidade vai captar os dejetos de 22,5 mil imóveis, atendendo quase 60 mil moradores. Com a obra, a a companhia passa a atender 70% da população de Neves.
Segundo a Companhia, novas redes e interceptores foram construídos para 18 mil novas ligações de imóveis ao sistema. No total, foram investidos cerca de R$ 50 milhões, por meio de aportes da Caixa Econômica Federal e da companhia.
“Com essa obra, a gente dá um salto de qualidade de um pouco mais de 56% da população de Neves para mais de 70% com seu esgoto devidamente tratado”, afirmou o presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Guilherme Duarte de Faria, durante a cerimônia de entrega da obra.
O Marco Regulatório do Saneamento exige que, até 2033, 90% da população dos municípios tenha esgoto tratado. Durante o discurso, o presidente da companhia anunciou recursos de R$ 15 milhões e prometeu ampliar a capacidade para atingir essa meta antes da data final. “Nos próximos dois anos, com essas obras concluídas, a gente ultrapassa a marca de 90% da população urbana de Neves com seu esgoto coletado e devidamente tratado”, disse.
O tratamento dos esgotos na bacia da ETE Santinho deve trazer, segundo a Copasa, melhora da qualidade das águas do ribeirão da Mata e, consequentemente, do rio das Velhas. As cidades beneficiadas com essa melhora na qualidade das águas, além de Ribeirão das Neves, são Pedro Leopoldo, Confins, São José da Lapa, Vespasiano e Santa Luzia.
Confira os bairros atendidos com a nova ETE:
SEVILHA
BOM SOSSEGO
ROSANEVES
BARCELONA
SANTA MARTINHA
NOVA UNIAO
VEREDA
SANTA PAULA
PORTO SEGURO
SAVASSI
SANTA MARTA
SAO GERALDO
SAN MARINO
SANTA MATILDE
CAMPOS SILVEIRA
SAO JUDAS TADEU
LIBERDADE
IOLANDA
FRANCISCADRIANGELA
SAN REMO
SANTINHO
STATUS
NAPOLI
SAO LUIZ