Mais de 140 cidades de Minas estão em alerta para temporal de até 50 mm
Volume e a estrutura da precipitação podem causar cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos

Pelo menos 144 cidades de Minas estão em alerta nesta quarta-feira (8) para chuvas intensas de até 50mm/dia, acompanhadas de ventos entre 40km/h e 60km/h. O alerta, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é válido até às 10h da quinta-feira (9).
O volume das precipitações pode provocar cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Confira a lista de cidades em alerta.
Belo Horizonte não está na lista do Inmet, mas pode ter chuvas isoladas à tarde. A previsão indica que a temperatura máxima será de 30ºC nesta quarta-feira (8). A mínima registrada foi 16,4ºC.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, a previsão meteorológica indica que o dia será de céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuva e trovoada isolada a partir da tarde.
Não faça abrigo debaixo de árvores
Em situações de rajada de vento, a recomendação do Instituto é que a população não faça abrigo debaixo de árvores, tendo em vista o perigo de queda ou descargas elétricas. Torres de transmissão e placas de propaganda também devem estar distantes em caso de vento.
Em caso de temporal, confira as orientações:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Leia mais: