
Para dar início à campanha Outubro Rosa, que alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Instituto Mário Penna, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), vai oferecer 2 mil mamografias gratuitas para mulheres de 50 a 69 anos. As interessadas devem residir na capital e não ter realizado o exame nos dois últimos anos.
Segundo o Instituto, a ação ressalta a importância do diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura da doença em até 95%. Os exames preventivos de forma periódica também possibilitam o diagnóstico da doença na fase inicial. De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde a recomendação é que as mulheres a partir de 50 anos procurem um médico todos os anos.
A médica mastologista do Mário Penna, Kerstin Kapp, reforça a urgência pela mamografia. “É o único exame capaz de identificar o tumor na fase inicial e evitar a realização de um tratamento mais agressivo “, afirma.
Outubro Rosa
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais incidente no Brasil, com uma estimativa de 25 mil novos diagnósticos a cada ano. Por isso, no ano de 2023, o Mário Penna convida toda a sociedade a participar da campanha “Quem se importa, se envolve”, que abrange desde o incentivo à prevenção até o apoio durante o tratamento.
De julho de 2022 a julho de 2023, a equipe de Mastologia da instituição realizou 7.437 atendimentos para 2.158 pacientes. Além disso, foram realizadas 810 cirurgias e 11.395 mamografias.
*Com informações do Instituto Mário Penna