
No último final de semana, 453 pessoas foram atendidas pelos cinco centros de saúde abertos no sábado e nas teleconsultas. A ampliação faz parte da estratégia da Prefeitura de Belo Horizonte de garantir mais assistência às pessoas com sintomas respiratórios, de dengue, chikungunya e zika.
Pelas teleconsultas, no sábado e no domingo foram 72 atendimentos - haviam 127 vagas à disposição. O serviço está disponível de sábado a terça-feira e, caso seja necessário, será ampliado de forma gradativa para os demais dias da semana.
Nos cinco centros de saúde abertos no sábado foram realizados 381 atendimentos - 269 adultos e 112 crianças. Entre os adultos atendidos, 36,43% apresentaram sintomas de dengue, 37,17%% doenças respiratórias, 3,72% pessoas com sintomas de chikungunya e 22,68% outras causas, como doenças crônicas.
Entre as crianças, 61,6% dos casos envolveram questões respiratórias, 12,5% suspeitas de dengue e 25,9% apresentaram outras queixas.
Desde o início do funcionamento dos centros de saúde aos sábados, 1.857 pessoas foram atendidas.