Veja lista

Mais de 540 cidades mineiras estão em alerta para clima de deserto nesta sexta-feira

Segundo o Inmet, há riscos à saúde e de queimadas

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 01/08/2025 às 10:15.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou, nesta sexta-feira (1º), os números de cidades mineiras em alerta para tempo seco. Conforme o balanço, 543 municípios podem sofrer com reflexos da baixa umidade do ar e temperaturas elevadas.   

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atualizou, nesta sexta-feira (1º), o número de cidades mineiras em alerta para tempo seco. São dois avisos, sendo um deles com umidade relativa mínima do ar entre 12% e 20% (laranja), abrangendo 44 municípios, e outro entre 20% e 30% (amarelo), alcançando 543 localidades.

Os níveis são alarmantes e estão muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O percentual indicado como saudável para a população é acima de 60%. Para se ter uma ideia, no deserto do Saara, no Norte da África, a umidade do ar varia de 14% a 20%.

Além de riscos de incêndios florestais, as pessoas podem sofrer com desconforto nos olhos, boca e nariz, ressecamento da pele e dores de cabeça.

Para o período, confira orientações:

Confira orientações:

  • Hidrate-se durante o dia; ⠀
  • Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;⠀ 
  • Evite frituras; ⠀ 
  • Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
  • Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas; ⠀ 
  • Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante; ⠀ 
  • Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;  
  • Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).  

Alertas

Os moradores da capital podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp: https://bit.ly/DefesaCivilBH

A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo. 

Pelas redes sociais os alertas podem ser acompanhados por meio do Instagram, X, Facebook e pelo canal público do Telegram no endereço: defesacivilbh.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por