Mineração

Manifesto com assinatura de artistas e ambientalistas em defesa da Serra do Curral é entregue à ALMG

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
16/05/2022 às 14:21.
Atualizado em 16/05/2022 às 14:28
Nomes influentes da música estão entre os signatários do Manifesto entregue à ALMG (Colagem/Divulgação)

Nomes influentes da música estão entre os signatários do Manifesto entregue à ALMG (Colagem/Divulgação)

Artistas, ambientalistas e outros membros da sociedade civil entregaram à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta segunda-feira (16), um manifesto em defesa da Serra do Curral. A carta foi entregue em reunião com o presidente da Casa, Agostinho Patrus (PSD), e a deputada Beatriz Cerqueira (PT). 

O manifesto reivindica a anulação do licenciamento concedido à Taquaril Mineração S.A (Tamisa) para instalar um complexo minerário no local. Entre os signatários da carta estão nomes como Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Djonga. Há também pedido para a aprovação do tombamento, a nível estadual, da Serra do Curral. 

Durante a reunião, Beatriz Cerqueira explicou o que a ALMG pode fazer em relação à licença. Ela considera duas ações relevantes: a primeira seria a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o processo que culminou na concessão da licença para o empreendimento; a segunda seria dar andamento ao Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que tomba, a nível estadual, a Serra do Curral.

O pedido de CPI está no processo de recolhimento de assinaturas. Quanto à PEC, Beatriz Cerqueira afirmou que há expectativa de votação da matéria, em primeiro turno no Plenário, até a próxima semana.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por