Agosto Dourado

Maternidade Odete Valadares registra aumento de quase 20% nas doações para o banco de leite

Foram captados 249 litros durante este mês

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 31/08/2023 às 08:36.
A doação de leite é de extrema importância para bebês que nasceram antes da hora e que estão internados em unidades neonatais (Renato Cobucci / Imprensa MG)

A doação de leite é de extrema importância para bebês que nasceram antes da hora e que estão internados em unidades neonatais (Renato Cobucci / Imprensa MG)

O Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares registrou um aumento de quase 20% nas doações de leite durante o mês de agosto, quando foi realizada uma campanha de incentivo ao ato. Foram captados 249 litros - em julho haviam sido 209 litros.

De acordo com o governo do Estado, o número expressivo é fruto da generosidade de mães com produção excedente e do trabalho contínuo do serviço, com iniciativas de sensibilização e conscientização sobre a causa - em especial em agosto, dedicado ao incentivo à amamentação.

O mês foi designado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como Agosto Dourado, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. No Brasil também escolheu-se este como o “Mês do Aleitamento Materno”.

A doação de leite é de extrema importância para bebês que nasceram antes da hora e que estão internados em unidades neonatais. Um litro é capaz de alimentar até 10 prematuros por dia. O leite materno fornece anticorpos necessários para o fortalecimento do sistema imunológico dos recém-nascidos. Também protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias, além de diminuir o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

A psicóloga do Banco de Leite da maternidade, Maria Hercília Barbosa, ressalta a importância do trabalho em prol da amamentação e da doação de leite.

“O Agosto Dourado é fundamental para todas as instituições trabalharem a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. As mulheres que desejam amamentar precisam de suporte para que o início de vida de seus bebês seja o melhor possível. Além disso, durante a campanha, os bancos de leite procuram mais doadoras. No nosso serviço, conseguimos aumentar o leite captado em quase 20% e, para isso, foi essencial o engajamento das mães com produção excedente, dispostas a ajudar recém-nascidos que estão lutando pela vida”, explica.

Serviço

Responsável pela execução de cursos de manejo clínico do aleitamento materno e pelo monitoramento e assessoria técnica de todos os BLHs e postos de coleta do estado, o Banco de Leite do Odete Valadares realiza coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição de leite humano pasteurizado, além de atendimento pediátrico, psicológico e nutricional.

Mães com dificuldade para amamentar também podem procurar o banco de leite da maternidade. O serviço oferece orientações gratuitas sobre aleitamento e cuidados com a mama.

Serviço:
Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares

Endereço: ​​​​​​Avenida do Contorno, 9494, Barro Preto, Belo Horizonte.
O BLH/MOV atende pacientes externas apenas com agendamento por telefone: (31) 3298-6008 ou 3337-5678.
O atendimento externo é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

* Com informações da Agência Minas

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por