Transporte público

Melhoria dos ônibus de BH começa na próxima segunda, mas só termina em dezembro, diz Fuad

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
06/07/2023 às 15:36.
Atualizado em 06/07/2023 às 15:44
“Começaremos com trocas de pneus carecas, melhorias no ar-condicionado e limpeza dos coletivos, por exemplo”, informou o prefeito. (Pedro Melo/Hoje em Dia)

“Começaremos com trocas de pneus carecas, melhorias no ar-condicionado e limpeza dos coletivos, por exemplo”, informou o prefeito. (Pedro Melo/Hoje em Dia)

A partir da próxima segunda-feira (10) os ônibus de Belo Horizonte começarão a passar por um processo de melhoria, desde a troca de pneu careca até a substituição por um veículo novo. Quem garante é o prefeito da capital, Fuad Noman (PSD), que fez o anúncio nesta quinta-feira (6).

No entando, o processo pode seguir até dezembro. Entre as ações estão previstos aumento de 10% nos números de viagens - de 21.700 para 23.870 - alteração em 220 linhas e aquisição de 420 novos veículos.

De forma imediata, de acordo com o prefeito de BH, serão feitas pequenas melhorias que já trarão impacto aos usuários.

“Começaremos com trocas de pneus carecas, melhorias no ar-condicionado e limpeza dos coletivos, por exemplo”, informou o prefeito.

A medida é uma resposta à aprovação do subsídio de mais de R$ 512 milhões pagos às empresas de ônibus em BH, que vai permitir que o preço da passagem volte aos R$ 4,50 a partir do próximo sábado.

“Ônibus não ê uma coisa que você compra em uma prateleira. Requer todo um processo e nesta segunda ele se iniciará de forma gradativa”, comentou o Fuad Noman, ao comentar a respeito da expectativa em relação ao prazo final das melhorias.

Projeto de Lei e subsídio

Na quarta-feira (5), Fuad sancionou o projeto de lei que libera o pagamento às empresas de ônibus, como forma de reduzir o valor que o cidadão belorizontino paga no transporte coletivo. O repasse, porém, só será realizado mediante o cumprimento de algumas exigências como o índice de qualidade de cada linha, envolvendo superlotação, limpeza, funcionamento do ar-condicionado e a pontualidade. 

O repasse às empresas será feito até o quinto dia útil de cada mês, mediante o cumprimento dessas contrapartidas exigidas pela prefeitura. Para saber se os pedidos foram atendidos, a PBH realizará cada mês uma apuração e análise ao longo do mês.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por