
Resultados do acordo judicial firmado em benefício dos familiares das vítimas do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Grande BH, serão apresentados nesta quinta-feira (3). Um evento está marcado para ocorrer no Memorial Brumadinho. A tragédia ocorreu em 25 de janeiro de 2019, deixando 272 mortos e um rastro de destruição.
O acordo foi homologado no fim de maio, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), para viabilizar o pagamento de indenizações. A presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem de Brumadinho (Avabrum), Nayara Porto, considera o acordo um passo importante, mas fez ponderações.
“A luta pela verdadeira justiça ainda não foi alcançada, porque os culpados não foram responsabilizados. O Memorial, onde estamos para dar visibilidade a esse acordo, é um lembrete permanente da necessidade de responsabilização e prevenção de futuras tragédias”.
Para a diretora-presidente da Fundação Memorial de Brumadinho, Fabíola Moulin, a realização do evento num espaço de memória, fruto da mobilização dos próprios familiares, deve ser destacada. “O Memorial é mais que um marco físico, mas um símbolo de luta, resiliência e amor. Existe hoje para que todos possam conhecer cada vida arrancada e para que jamais ocorra novamente”.
Durante o evento, instituições que atuaram na efetivação do acordo serão homenageadas e haverá reconhecimento especial ao Corpo de Bombeiros de Minas, pelos mais de seis anos de dedicação nas buscas pelas vítimas.
Leia mais: