Uma menina de 12 anos grávida morreu neste domingo (13) no Centro Materno-Infantil (CMI), no bairro Espírito Santo, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade.
De acordo com o comunicado, a jovem deu entrada na unidade de saúde na sexta-feira (11), com 32 semanas de gestação e em estado gravíssimo. Por conta do quadro clínico, foi necessário realizar um parto de emergência. O bebê sobreviveu e permanece internado, recebendo os cuidados médicos necessários, segundo a administração municipal.
A prefeitura informou que a morte foi decorrente de complicações gestacionais. "Todos os protocolos indicados para o caso foram rigorosamente seguidos, tendo a família recebido acompanhamento contínuo da equipe multiprofissional da unidade, incluindo suporte psicológico”.
Considerando que a vítima tinha menos de 14 anos, o caso pode ser investigado como estupro de vulnerável, conforme estabelece o Código Penal.
Além do abuso, a Polícia Civil informou que investiga subtração de incapaz e desaparecimento. A apuração é feita pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente em BH. Detalhes não foram divulgados.