Menina que teve cabelo alisado pela madrasta sofre bullying na escola após mudança

Liziane Lopes
llopes@hojeemdia.com.br
03/07/2018 às 18:00.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:10
 (Reprodução Facebook Fernanda Taysa)

(Reprodução Facebook Fernanda Taysa)

A menina de oito anos que teve o cabelo cortado e alisado pela madrasta em Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, enfrentou mais um teste de autocontrole esta semana. No primeiro dia de aula, após a mudança no visual, ela teve que ouvir piadinhas de um colega de classe, que teria perguntado se ela teria levado um choque, contou a mãe de Bella, Fernanda Taysa. "Ela chegou em casa, depois do primeiro dia de aula, triste, mas não falou nada com a avó. Depois saímos e ela resolveu me contar. Disse que ficou quieta, que não respondeu o menino. Mas sinto que ela não está mais empoderada como antes, está envergonhada", desabafou a mãe.

A menina passou o fim de semana na casa do pai e voltou com o cabelo alisado e cortado. Segundo Fernanda, foi a namorada do pai que levou a menina ao salão. E ela foi comunicada por telefone, mas quando viu a filha, ficou muito nervosa.  

O desabafo virou um post na internet que, até 18h, contava com 112 mil compartilhamentos, 367 mil reações e 148 mil comentários. "É direito dela se sentir bem com a identidade dela, suas raízes, sua história; isso não pode ser violado por vaidade nenhuma, a menos que a mesma queira; e isso eu tenho a convicção que ela não quis", postou a mãe, nessa segunda (2).

Fernanda também procurou pela escola e contou que, tanto a direção, quanto a professora foram receptivas. Elas esclareceram que o aluno foi advertido e que esse tipo de comportamento não é admitido na escola, que trabalha com o respeito à diversidade. "Vou trabalhando na cabecinha dela a aceitação, o quanto ela é bonita, linda e tudo vai ficar bem", disse a mãe.

A mãe ainda procurou pelo Conselho Tutelar da cidade, que marcou uma avaliação psicológica para a criança e notificou o pai a comparecer no local. Segundo Fernanda, a orientação da conselheira é que qualquer mudança no visual de Bella seja feita em comum acordo entre pai, mãe e criança.

Agora, Bella, que faz sucesso nas redes sociais com milhares de seguidores, tenta retomar os cachos, molhou o cabelo e vai aguardar ele crescer para continuar postando as fotos dos cachinhos que conquistaram mais seguidores nesses últimos dias. 

A mãe disse que Bella ainda não sabe a dimensão que a história dela tomou e nem o que ela representa agora para a população negra que enfrenta preconceitos todos os dias e precisa lutar diariamente para vencer.

A reportagem tentou contato com o pai e a madrasta, mas eles informaram que não vão comentar o ocorrido.


Confira um trecho da conversa da mãe da Bella com a reportagem do Hoje em Dia:

Hoje em Dia: Como vocês estão agora, após a repercussão da notícia na internet?

Mãe da Bella: Ontem eu estava bem nervosa. Mas agora estou com a cabeça no lugar. Vou continuar incentivando o empoderamento infantil. Vamos continuar valorizando a identidade dela para que isso (o preconceito) não aconteça com outras crianças.

Hoje em Dia: Como está a Bella?

Mãe da Bella: Está melhor. Ela molhou o cabelo e os cachos voltaram um pouco, mas tem que esperar crescer pra voltar do jeito que era. O primeiro dia na escolinha foi difícil. Ela contou que chegou de cabeça baixa, pediu licença e um coleguinha perguntou se ela tinha levado um choque. Ela demorou a contar isso pra mim. Ela chegou em casa, depois do primeiro dia de aula, triste, mas não falou nada com a avó. Depois saímos e ela resolveu me contar. Disse que ficou quieta, que não respondeu o menino. Mas sinto que ela não está mais empoderada como antes, está envergonhada. 

Hoje em Dia: E quanto ao pai da Bella?

Mãe da Bella: Tô procurabdo não expor demais a Bella. Ela está triste, não quer que aconteça nada com o pai. Mas já garanti pra ela que nada vai acontecer com ele. Eu procurei pelo Conselho Tutelar e a orientação é que qualquer mudança no visual de Bella seja feita com acordo entre pai, mãe e criança.

Hoje em Dia: Quais as próximas providências do Conselho Tutelar?

Mãe da Bella: Foi marcado um psicólogo para Bella e o pai foi intimado a comparecer no local.
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por