
Os centros de teste rápido de Covid-19 em Belo Horizonte amanheceram lotados nesta sexta-feira (18). Em alguns postos, moradores reclamam da espera, que chega a durar duas horas. A demanda é reflexo do aumento de casos da doença na cidade, que voltou a obrigar o uso de mascaras no transporte publico e centros de saúde.
O Hoje em Dia esteve no Centro de Testagem da Faculdade Pitágoras, no bairro Funcionários, na região Centro-Sul. Lá, moradores reclamaram que o horário marcado para realizar o exame não foi respeitado.
“Um absurdo. Estou com horário marcado e mesmo assim já tem duas horas que estou na fila”, disse uma mulher, que não quis se identificar.
Já a assistente executiva Laís Costa, de 28 anos, disse que marcou o teste para 10h, mas só foi atendida às 11h30. Ela também reclamou.
“O problema é a indisposição de ficar tanto tempo esperando sem condições de aguardar. Não tem onde alocar esse pessoal todo aqui na fila. A gente esperava que com o agendamento fosse mais organizado, mas não foi isso que aconteceu”, desabafou.
No centro de testagem, uma atendente informou que a demora ocorreu devido a um problema no sistema. Por nota, a PBH informou que o atraso foi ocasionado pelo "grande aumento na procura pelo serviço". Mas que a situação "pontual" já foi resolvida.
Só nessa quinta-feira (17) foram realizados 227 testes na unidade. Segundo a secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro, a taxa de positividade dos teste aumentou na capital. Há duas semanas, estava em 3% e, atualmente, saltou para 15%.
A prefeitura oferta os exames gratuitos para diagnóstico de Covid-19 em quatro locais. Após marcação on-line, a pessoa deve comparecer à unidade no horário. É necessário realizar o cadastro no sistema. As opções são de acordo com a disponibilidade.
Confira os endereços e horários:
- Faminas-BH: Avenida Cristiano Machado, 12.001, Vila Clóris (8h às 17h);
- Faculdade Pitágoras: Rua dos Aimorés, 1.300, Funcionários (8h às 17h);
- UniBH Buritis: Rua Líbero Leoni, 259, Portaria 2, Buritis (8h às 16h30);
- Faculdade de Farmácia da UFMG – LINBIO
Leia mais: