
Para facilitar o deslocamento dos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (16), o Metrô BH reduziu o intervalo entre as viagens no período da manhã e início da tarde.
Ao contrário do intervalo habitual de 15 minutos em domingos e feriados, os trens circularão a cada 10 minutos entre 10h30 e 13h. Após este horário e antes, o intervalo de 15 minutos será mantido.
As bilheterias e estações do metrô funcionam das 5h15 às 23h, todos os dias.
- Outros dias: Nos dias úteis, o intervalo é de 7,5 minutos nos horários de pico (6h às 8h30 e 16h30 às 19h) e de 15 minutos nos demais horários. Aos sábados, o intervalo é de 7,5 minutos das 6h às 8h30 e de 15 minutos após as 8h30.
Segundo dia de exame
Neste domingo (16), os mais de 4,8 milhões de inscritos na edição de 2025 do Enem (sendo que cerca de 73% participaram no primeiro dia) vão responder questões de ciências da natureza e matemática.
Os candidatos poderão entrar nas salas de prova a partir das 12h, com a abertura dos portões, que fecham às 13h (horário de Brasília).
A aplicação das provas começa às 13h30 e se encerra às 18h30, meia hora mais cedo em relação ao primeiro domingo.
- Local de prova: A escola e a sala onde o inscrito fará o Enem podem ser consultadas no Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no Portal do Participante. É fundamental que o candidato verifique o local com antecedência e se organize para chegar até as 13h, horário de fechamento dos portões.
Reaplicação de provas
O exame ocorre em todo o país, com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde a aplicação será nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à COP 30.
Os estudantes de cidades afetadas por desastres naturais, como o tornado que atingiu o Paraná no último sábado (8), também terão a reaplicação garantida. Para esses candidatos, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro. O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, será de 17 de novembro até as 12h do dia 21 de novembro (horário de Brasília).
O Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, sendo utilizado por programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além de ser critério de seleção para instituições nacionais e internacionais.