
Já está em operação o novo horário de funcionamento das bilheterias do Metrô de Belo Horizonte, que começam a atender o público mais cedo: a partir das 5h15 até 23h para quem já possui cartão ou bilhete do metrô. O valor da passagem segue R$ 4,50, mas vai aumentar para R$ 5,30 no próximo sábado.
Até a mudança anunciada pela nova concessionária do modal que atende à capital, as bilheterias começavam a atender o público às 5h40.
Intervalos
Nos dias úteis, o intervalo entre viagens é de sete minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários. O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o da tarde das 16h30 às 19h. Aos sábados, domingos e feriados, o intervalo é de 15 minutos durante todo o dia.
Em relação ao aumento da passagem, a autorização foi publicada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), no Diário Oficial deste sábado (24). E, de acordo com o executivo estadual, a atualização do valor em 17,78% está prevista no contrato de concessão e corresponde à inflação entre março de 2021 e março de 2023, período em que o valor permaneceu sem reajustes.
Com a concessão, assinada em março de 2023, segundo o governo de Minas, em contrapartida estão previstas melhorias no sistema de transporte, que serão realizadas a começar pela modernização e expansão da linha 1 e a implantação da linha 2. O investimento previsto é de R$ 3,7 bilhões ao longo de toda concessão.
O anúncio do aumento da passagem pegou alguns usuários de surpresa. Francisco Maciel, presidente da Associação dos Usuários de Transporte Coletivo de Belo Horizonte e Região Metropolitana (AUTC), disse não concordar com o reajuste, e que medidas serão tomadas para tentar barrar a cobrança.
Serviço:
Atendimento ao usuário
WhatsApp: (31) 3250-3901
E-mail: falemetrobh@metrobh.com.br
Telefone: (31) 3250-3956
O horário de atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados
Perdidos e Achados
Atendimento presencial na Estação Central, das 7h às 20h
Pelo: WhatsApp: (31) 97305-0060
E-mail: perdidoseachados@metrobh.com.br; de segunda a sexta-feira, exceto feriados