Metrô de BH inicia troca de trilhos entre estações Horto e Santa Inês; veja mudanças na operação
Intervalo entre trens será de 22 minutos tanto no horário de pico quanto nos demais períodos

As obras de revitalização da Linha 1 do metrô de Belo Horizonte irão alterar a operação do meio de transporte entre quarta-feira (19) e domingo (23). Durante o período, o intervalo geral será de 22 minutos, tanto no horário de pico quanto fora dele.
Segundo o gerente de manutenção do Metrô BH, Filipe Aquino, a grade ferroviária da Linha 1, entre as estações Horto e Santa Inês, será substituída por novos componentes. O trecho tem extensão de 245 metros.
“Nos dois primeiros dias, vamos fazer a desmontagem da grade ferroviária. O passo seguinte é montar a grade com os novos componentes, processo que demora dois dias. E no último dia faremos a correção geométrica e os parâmetros de segurança dos trilhos”, disse Aquino.
Segundo a equipe do metrô, a escolha pela data foi “estratégica”, devido ao feriado da Consciência Negra, celebrado na próxima quinta-feira (20). Além disso, a sexta-feira (21) pós feriado é uma data em que o metrô tradicionalmente recebe menos usuários, devido ao recesso do dia anterior, afirma Frank Ferreira.
“Nós escolhemos exatamente esse período por se tratar do dia 20, um dia de feriado, e automaticamente o 21 ele é muito emendado por muitas pessoas, no qual o nosso sistema recebe menos usuários”, disse o gerente de operações do metrô.
Quarta a sexta-feira (19 a 21/11)
Mudanças durante o horário de pico - 5h15 às 8h30 e 16h30 às 19h
- Intervalo de 22 minutos.
- Trens extras vão reforçar o trecho Eldorado–Central, reduzindo o intervalo para 11 minutos nesta parte da linha.
- Passageiros com destino às estações de Santa Efigênia a Vilarinho devem desembarcar na Central e aguardar o próximo trem.
- Embarque deve ser feito conforme o letreiro do trem.
Demais horários nos dias úteis fora do horário de pico, no feriado (20/11) durante todo o dia
- Intervalo fixo de 22 minutos.
- Nas estações Horto, Santa Inês e José Cândido, segue a circulação em via única.
- Não haverá baldeação.
Sábado (22/11) e domingo (23/11)
- A operação será unificada, com intervalo de 22 minutos ao longo de todo o dia.
- As estações Horto, Santa Inês e José Cândido permanecem operando em via única, e o embarque deve ser conferido com atenção.
- Não haverá baldeação.
A empresa reforça que as informações atualizadas estão disponíveis no site metrobh.com.br, no Instagram @metrobhoficial, nas telas e pelo sistema de som das estações.
Leia mais: