Paralisação

Metroviários mantêm greve em BH e trens só circulam das 10h às 17h

Clara Mariz
@clara_mariz
31/03/2022 às 19:39.
Atualizado em 31/03/2022 às 19:54
 (Lucas Prates/ Hoje em Dia)

(Lucas Prates/ Hoje em Dia)

A greve dos metroviários está mantida em Belo Horizonte. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (31) após assembleia geral dos servidores da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). As atividades da categoria estão paralisadas desde o dia 21 de março. 

O transporte público da capital permanece operando em escala reduzida, com os trens circulando apenas das 10h às 17h. Nos horários de pico, em que as estações ficam fechadas e o metrô não funciona, cerca de 70 mil pessoas são diretamente atingidas diariamente. 

A greve, segundo o Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais, deve seguir por tempo indeterminado, até que o governo federal esteja disposto a apresentar uma alternativa aos empregados em caso de privatização da CBTU. Os profissionais ainda se queixam da falta de respostas da companhia nas atuais negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

De acordo com o diretor de comunicação do Sindimetro-MG, Pablo Henrique, o Governo Federal apresentou um acordo com reajuste salarial, o que foi rejeitado pela categoria. ”Primeiro, que nós achamos um descalabro o que o Governo Federal fez. Nós estamos querendo uma resposta sobre os nossos empregos, sobre a questão da privatização e como vai ficar a categoria. E o governo manda uma proposta de reajuste salarial falando: aceita isso e acaba com a greve”, disse. 

O Hoje em Dia entrou em contato com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos para saber o posicionamento da empresa diante da continuidade da greve, mas até a publicação desta matéria não obteve retorno.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por