Militares de Israel saem de BH rumo à Brumadinho levando tecnologia para localizar corpos

Cinthya Oliveira
28/01/2019 às 12:18.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:16
 (Reprodução)

(Reprodução)

Militares de Israel se deslocam de Belo Horizonte para Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para ajudar na localização de vítimas do rompimento da barragem da Mina do Feijão.

De acordo com o porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Pedro Aihara, os israelenses farão buscas na região onde ficava a central administrativa da Vale. Já os bombeiros vão se concentrar na região posterior ao pontilhão que desabou. 

Segundo ele, Israel traz radares que são capazes de identificar a diferença entre a densidade da lama e a do corpo humano para fazer a identificação dos pontos específicos. Sinais de celulares também poderão ser captados.

Aihara diz ainda que não é possível dizer por quanto tempo os bombeiros ficarão empenhamos nas buscas pelas vítimas. O trabalho deve durar por semanas, mas não se pode afirmar por quantas. “A possibilidade de estendermos a busca por meses vai depender de como vai ser nosso trabalho de recuperação de corpos”.

De acordo com o tenente, as possibilidades de encontrar sobreviventes são remotas, mas os bombeiros continuam a trabalhar nas buscas por pessoas vivas. O militar pediu a compreensão da população sobre a “operação de guerra” montada para encontrar as vítimas.

“A gente entende que é natural que as famílias das vítimas estejam numa situação em que buscam informações, mas a gente tem que entender que esse é um tipo de atuação muito delicado”, diz Aihara. “Estamos falando em milhões de rejeitos de minério de ferro, na área quente trabalhamos com todo tipo de matéria orgânica, como animais e plantas, tem que ser feito um trabalho muito criterioso”,  completa.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por