
Uma mina com 14 m de extensão foi redescoberta por uma equipe da Defesa Civil de Ouro Preto, Central de Minas, depois que um buraco se abriu na frente de um imóvel. O fato aconteceu na última semana, durante uma vistoria de risco de deslizamento na residência. Moradores precisaram deixar o local, que está interditado.
Na ocasião, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) foi chamado para dar apoio à equipe da Defesa Civil e foi necessário usar técnicas de rapel para descer no local, onde foi constatada a existência de uma mina histórica.
A cavidade foi analisada também por dois professores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Hernani Mota, engenheiro de minas e especialista em mapeamento de minas subterrâneas, e Luiz Henrique Cardoso, geólogo da UFOP.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a princípio, a residência está construída sobre uma rocha mais resistente do que a que desabou e não corre risco de cair. No imóvel, uma família de quatro pessoas precisou deixar o local para monitoramento constante pela Defesa Civil, quanto ao aparecimento de trincas ou mudanças na edificação. Os moradores foram encaminhados à Secretaria de Assistência Social e devem se manter fora residência até o fim de março.
A Defesa Civil informou que será feita uma obra de contenção das paredes da cavidade para garantir a segurança e estabilidade do imóvel. Bombeiros orientaram ainda que seja feita uma nova laje na área externa da casa e que, após o período de chuvas, o buraco seja preenchido. O Iphan entrou em contato com a Defesa Civil e também fará vistoria para avaliar o local.
Até esta segunda (14), Ouro Preto apresenta 313 áreas de risco monitoradas pela Defesa Civil.