Minas vai ampliar a campanha de vacinação contra a gripe para toda população com mais de 6 meses. A informação foi dada nesta sexta-feira (12) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) após recomendação do Ministério da Saúde.
No entanto, cada município deve avaliar se já recebeu doses suficientes e informar à população como será o calendário de aplicação. Belo Horizonte vai adotar a medida, mas não definiu quando.
Por nota, disse que a Secretaria Municipal de Saúde avalia as estratégias necessárias.
A ampliação da vacinação para todos os públicos tem o objetivo de reduzir as doenças respiratórias, evitando atendimentos, internações e mortes durante o outono e inverno.
Em meio à ampliação, a SES-MG reforça a importância da vacinação de gestantes, puérperas, adultos com mais de 60 anos, crianças com menos de cinco anos e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais - grupos já convocados.
“A vacina é a forma mais eficaz de se evitar casos graves e mortes por influenza. Por isso, recomendamos a todas as pessoas com mais de 6 meses de idade que procurem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa e se vacinem”, afirma a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Dias Gusmão.
Leia mais: