
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (6), a operação "Terminus México", contra um grupo suspeito por promover a emigração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos, num esquema conhecido como “cai-cai”.
Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão, três mandados de prisão preventiva e um mandado de prisão temporária em Belo Horizonte, Engenheiro Caldas e Piedade de Caratinga, no Leste de Minas, além de Guarulhos, em São Paulo.
Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de Governador Valadares, que também determinou o bloqueio de R$ 26 milhões do grupo.
De acordo com as investigações, os suspeitos são apontados como os responsáveis por promover a emigração ilegal de brasileiros pelo esquema conhecido como “cai-cai”, e de ameaçar familiares que não pagavam as quantias combinadas para fazerem a viagem ao exterior.
Conforme a PF, mais de 250 brasileiros - incluindo cerca de 100 menores de idade - migraram ilegalmente com o auxílio da associação criminosa atravessando a fronteira mexicana, expostos aos riscos do deserto e das ações dos criminosos que os conduziram até o solo estadunidense.
Os suspeitos vão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal, inclusive de criança ou adolescente, e associação criminosa, podendo, se condenados, cumprir até 14 anos de reclusão.