Investigação

Minas é alvo de operação da PF contra fraudes em licitações do SUS

15 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Teófilo Otoni, no Vale do Jequitinhonha, estão sendo cumpridos

Pedro Santos*
pedro.sousa@hojeemdia.com.br
22/11/2023 às 08:40.
Atualizado em 22/11/2023 às 08:54
 (Divulgação PF)

(Divulgação PF)

Empresários e servidores da Secretaria Municipal da Saúde de Almenara, no Norte de Minas, são alvos de uma operação da Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (22), que investiga supostos esquemas fraudulentos em licitações do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme a PF, 15 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Teófilo Otoni, no Vale do Jequitinhonha, estão sendo cumpridos em conjunto com servidores da Controladoria Geral da União (CGU).

As investigações apontam para um possível conluio entre empresários e servidores da Secretaria Municipal da Saúde do município, a fim de promover o direcionamento dos certames e compras públicas para uma determinada empresa. 

 (Divulgação PF)

(Divulgação PF)

A investigação apontou que foram constatadas irregularidades nos procedimentos licitatórios, tais como a apresentação de documentação extemporânea, montagem de orçamentos e propostas, repetição de falhas ortográficas em documentos de empresas diversas, indicativos de execução incompleta dos contratos, simulação de cotação de preços, dentro outros indícios. 

As apurações prosseguem com a análise do material apreendido nesta quarta-feira (22). Os envolvidos podem responder por crimes de dispensa de licitação, sem observância das formalidades legais, fraude em licitação com combinação para frustrar o caráter competitivo do certame, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

*Estagiário sob supervisão de Gledson Leão

Leia mais:
Minas tem mais de 12 mil vagas de emprego nesta quarta; confira
Clássico marcado por pancadaria termina com vitória da Argentina no Maracanã
 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por