Egressos do sistema prisional poderão emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Belo Horizonte e mais 10 cidades de Minas Gerais. As pessoas que desejam o serviço devem procurar as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).
A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG), por meio da Subsecretaria de Prevenção Social à Criminalidade (Supec), com o Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp). A intenção é agilizar a regularização da documentação civil e abrir novas oportunidades para quem já passou pelo sistema prisional.
"Ao assegurar documentação e apoio social, a Sejusp contribui para a cidadania, a liberdade e a redução da reincidência criminal", disse o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco.
Iniciada como projeto-piloto em cinco municípios mineiros, a iniciativa — articulando a atuação do PrEsp com as UAIs — obteve tanto êxito que foi recentemente ampliada para mais seis municípios, totalizando 11 cidades: Belo Horizonte, Betim, Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia.
Para a diretora do PrEsp, Paloma Pereira, a inclusão social começa com o acesso à documentação civil. “O PrEsp tem o compromisso de garantir esse acesso, que impacta diretamente na retomada e na manutenção da vida em liberdade. A ausência de documentação expõe os egressos a riscos e acentua outras vulnerabilidades, por isso a parceria também foi pensada como estratégia de proteção social”, afirmou.
Leia mais