
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) investiga um terceiro caso suspeito de infecção da raiva humana em Minas Gerais.
Trata-se de uma criança de 5 anos, que faleceu no último domingo (17), na zona rural de Bertópolis, no Vale do Mucuri.
De acordo com o executivo estadual, a investigação é realizada mesmo a vítima não tendo apresentado sintomas da doença, mas por conta dos outros dois casos confirmados na região, amostras de sangue da criança foram coletadas e enviadas para exame laboratorial. O material ainda está em análise.
Na terça-feira (19), o Estado atestou, após exames, o segundo caso de infecção da raiva humana em uma menina indígena de 12 anos, que contraiu o vírus. Ela está internada no Hospital Infantil João Paulo II, na região Central de Belo Horizonte.
A primeira infecção confirmada em território mineiro foi de outro adolescente indígena da etnia Maxakali. Ele não resistiu à doença e morreu no dia 13 de abril.
Os dois casos foram registrados em uma comunidade rural de Bertópolis, no Vale do Mucuri, onde vivem indígenas da aldeia Maxacali.
“A SES-MG destaca a importância de se procurar a Unidade de Saúde mais próxima para avaliação da necessidade de adoção de medidas profiláticas (administração de vacina e soro) em caso de qualquer incidente com mamíferos silvestres, sobretudo morcegos, bem como com cães e gatos", informou o órgão.