
Minas Gerais já recebeu do Ministério da Saúde, nesta ano, 51 mil caixas de Oseltamivir, o Tamiflu. O remédio é usado para o tratamento do vírus H1N1, que provoca a gripe suína. Dos medicamentos recebidos, 31 mil caixas são destinadas a adultos e 20 mil para uso pediátrico. Além disso, o Estado possui estoque de 193.036 tratamentos para adultos, 20.391 fórmula infantil.
O medicamento é oferecido gratuitamente na rede pública e reduz complicações e óbitos da Influenza A. Para atingir sua eficácia máxima, o antiviral deve ser tomado nas primeiras 48 horas após o início da doença. Mesmo ultrapassado esse período, o Ministério da Saúde indica aos médicos a prescrição do antiviral.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recomenda aos estados e municípios que facilite o acesso ao medicamento. Para isso, sugeriu que o antiviral seja disponibilizado em todas as unidades de saúde, nas UPAs, nos prontos socorros, por exemplo. Para retirar o antiviral, basta apresentar a prescrição médica emitida tanto por médicos da rede pública como da rede privada.