
Os moradores da cidade de Mamonas, no Norte de Minas, devem ficar em alerta. Este é o único município de Minas Gerais com alta incidência de casos prováveis de dengue neste momento. Foram registrados, no mês passado, 23 casos na cidade de 6.624 moradores – um caso a cada 347 pessoas –, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde.
Em 2018, até o momento, Minas Gerais registrou 24.329 casos prováveis (confirmados + suspeitos) de dengue. Foram oito óbitos confirmados no ano, referentes a residentes nos municípios de Araújos, Arcos, Conceição do Pará, Contagem, Ituiutaba, Lagoa da Prata, Moema e Uberaba. Há nove mortes em investigação para dengue.
Em relação à febre chikungunya, Minas registrou 11.582 casos prováveis da doença, concentrados na região do Vale do Aço. Até o momento, foi confirmada uma morte pela doença no município de Coronel Fabriciano e há duas mortes em investigação. Deste total, 110 são gestantes, sendo que 43 foram confirmadas pelo critério laboratorial.
Já sobre à zika, foram registrados 163 casos prováveis da doença em 2018.