
A partir desta segunda-feira (27), o Portal MG e as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), do governo de Minas, passarão a emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
De acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o documento ajudará no atendimento e acesso aos serviços públicos e privados de pessoas com transtorno do espectro austista.
Além das informações da pessoa com autismo, a Ciptea terá contatos do responsável a ser acionado em caso de emergência.
Solicitando a carteira pela internet
A Ciptea pode ser solicitada e emitida virtualmente no site Cidadão MG. Basta se cadastrar, preencher as informações dos formulários e anexar a documentação exigida.
Segundo a Seplag, após o pedido, o cidadão será notificado das atualizações do processo por e-mail. Caso a análise seja aprovada, a carteira digital é emitida, podendo ser exibida em dispositivos móveis.
A carteira virtual é autenticada por meio de um QR-Code
Obtenção do documento físico
Para quem prefere emitir a Ciptea física, ela pode ser solicitada nas 32 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) de Minas.
Basta agendar o atendimento por meio dos canais oficiais do Governo de Minas: site www.mg.gov.br ou aplicativo MG App.
Conforme a Seplag, o atenbdimento da UAI Praça Sete, em Belo Horizonte, só estará disponível após o dia 3 de janeiro.
Documentos necessários para o requerimento da carteira:
- Relatório de médico com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) apontando diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista e indicando o código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID)
- Cópia da carteira de identidade do portador de autismo
- Fotografia 3x4 recente
- Cópia da carteira de identidade do responsável legal ou do cuidador, quando houver
- Comprovante de endereço do austista
(*) Com Agência Minas
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