
Minas Gerais quer ampliar a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para os demais públicos. Atualmente, o imunizante está disponível apenas para idosos com 60 anos ou mais no Estado.
A ampliação, no entanto, ainda esbarra em uma possível autorização do Ministério da Saúde. É o que informa o secretário de Estado de Saúde, Fábio Bacchretti.
“Hoje levaremos para discussão no governo federal a utilização das vacinas para a ampliação desse público. A gente avalia que existe um risco a médio prazo desses imunizantes perderem a validade, então estamos tentando convencer dessa demanda. Aqui ainda não temos doses disponíveis, mas a gente vem discutindo esse cenário”, disse durante coletiva concedida à imprensa nesta quinta-feira (26).
O titular da pasta avalia, ainda, que há necessidade de imunização em todo o público acima de 18 anos, além da aplicação do reforço em adolescentes.
“Mas o mais importante sempre são os grupos vulneráveis e quem há mais tempo tomou a segunda dose, porque a gente sabe que o que manda é o tempo”, concluiu, ponderando que, em caso de ampliação, a dose deve ser aplicada por idade decrescente.
“E talvez trabalhadores de saúde, por ser linha de frente, e comorbidades, que são os grupos mais importantes”, finalizou.
Leia mais:
Minas descarta volta da obrigatoriedade do uso de máscara contra Covid em locais abertos e fechados
Secretário de Saúde descarta quarta onda e diz que aumento de casos de Covid em Minas era esperado
Secretário de Saúde avalia avanço da Covid-19 e aumento de casos em Minas; veja na íntegra