diz secretário

Minas quer aplicar 4ª dose contra Covid em pessoas acima dos 30 anos ainda em junho

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
14/06/2022 às 14:09.
Atualizado em 14/06/2022 às 19:08
 (Freepik/Divulgação)

(Freepik/Divulgação)

Minas espera aplicar a 4ª dose contra a Covid-19 em pessoas acima dos 30 anos ainda neste mês. A informação é do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti.

Atualmente, a 4ª dose é recomendada para pessoas acima de 50 anos. Baccheretti afirmou que há estoque de vacinas para esse público no Estado.

"É uma grande defesa dos secretários de saúde do Brasil inteiro, junto ao Ministério da Saúde, para que a gente amplie essa população acima de 30 anos. Temos algumas vacinas com chance até de vencimento no segundo semestre”, declarou em entrevista à rádio Itatiaia, nesta terça-feira (14). 

Outro argumento utilizado pelo gestor da pasta para a ampliação do público alvo é que, segundo ele, depois de quatro, seis meses, a imunidade atribuída à vacina é reduzida. “Então, estamos nessa articulação e há uma tendência, uma expectativa muito grande, que a gente amplie para esse público”, anunciou.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Minas segue o calendário de imunização do Ministério da Saúde e aguarda as recomendações do MS para ampliar a vacinação a outros públicos. 

Apesar da fala do secretário, a SES informou que não há estoque de vacinas contra a Covid-19 “sob risco de perda iminente e não foram registradas perdas de doses por expiração de validade na Central Estadual da Rede de Frio” e que, atualmente, não há doses com vencimento programado para os próximos 30 dias.

Nesta terça, Minas recebe mais de 1 milhão de doses de vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca. Os imunizantes serão destinadas à aplicação de segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas acima de 50 anos e trabalhadores da área da saúde.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por