A expansão do metrô de Belo Horizonte até o Viaduto Beatriz, em Contagem, demanda investimento de R$ 1 bilhão para tornar viável a execução da obra. A informação foi dada nesta sexta-feira (9) pelo Governo de Minas, que protocolou o pedido de ampliação da Linha 1 junto ao Ministério das Cidades.
O projeto prevê a construção de 3,5 quilômetros de trilhos, além de duas novas estações: Parque São João e Beatriz. Segundo o Estado, a ampliação vai integrar ainda mais os municípios de Contagem, Betim e Belo Horizonte.
“A chegada do metrô até o Viaduto Beatriz, fazendo com que efetivamente a Linha 1 chegue a Contagem, muda completamente a vida da população da cidade e o trânsito da avenida Amazonas. Estamos certos de que o Governo Federal vai ser sensível a esse pedido que foi apresentado. É R$ 1 bilhão que é capaz de mudar a cara da região metropolitana com mais uma ampliação do nosso metrô”, disse o vice-governador, Mateus Simões.
Linhas 1 e 2 do metrô
Atualmente, estão em curso as obras de modernização e ampliação da Linha 1 do Metrô, além da construção da Linha 2.
A revitalização da Linha 1 contempla as 19 estações distribuídas ao longo dos 28,1 quilômetros de trajeto e tem previsão de conclusão em 2026.
Já a Linha 2, começou com intervenções nas estações Amazonas e Nova Suíça. O novo trecho vai ligar a região Oeste até o Barreiro. Serão 10,5 quilômetros, com sete estações. A operação comercial está prevista para 2028.
Com a conclusão das obras, a expectativa é de que o metrô da RMBH passe a transportar uma média diária de 223 mil passageiros, sendo 157 mil na Linha 1 e 56 mil na Linha 2.
* Com informações da Agência Minas
Leia mais: