Reforço

Minas recomenda vacinação de adolescentes com a 3ª dose contra Covid-19

Gabriel Rezende
grezende@hojeemdia.com.br
30/05/2022 às 15:39.
Atualizado em 30/05/2022 às 16:00
 (Reprodução/ Freepik)

(Reprodução/ Freepik)

Adolescentes mineiros, entre 12 e 17 anos, devem receber a 3ª dose da vacina contra Covid-19, conforme recomendação da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG). Cidades com estoque de doses já podem iniciar a aplicação do reforço, orientou a pasta nesta segunda-feira (30).

Na última sexta-feira (27), o Ministério da Saúde orientou aos estados a ampliação da imunização nessa faixa etária. A aplicação do reforço para o grupo é defendida por especialistas em meio ao aumento no número de casos

Em nota divulgada nesta segunda, a  SES reforça que o prazo para aplicação é a partir de quatro meses da 2ª dose. A vacinação dos adolescentes já teve início em outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo. 

O imunizante recomendado como prioridade na aplicação é o da farmacêutica Pfizer, “independentemente da vacina utilizada nas duas primeiras doses”. A vacina foi a primeira autorizada para uso em menores de 18 anos no Brasil.

Também recebeu liberação para ser aplicada no grupo a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. Ela poderá ser usada como “alternativa” para reforço em caso de “indisponibilidade da Pfizer por motivos logísticos ou de acesso”.

Segundo a pasta, os municípios são “responsáveis pela operacionalização da campanha e devem realizar o planejamento nos territórios conforme a realidade local”. 

A secretaria reforça, ainda, que a distribuição de vacinas depende de repasses do Ministério da Saúde. Até a última sexta-feira (27), o Estado havia recebido 46.785.310 doses de imunizantes contra a Covid-19. 

Conter avanço 

Conforme o infectologista Unaí Tupinambás, ex-membro do extinto Comitê de Enfrentamento à Covid-19 em BH, a vacinação de adolescentes com a 3ª dose ajuda a conter o avanço no número de casos da doença. 

 “A saída é essa, e aquelas pessoas que podem tomar a quarta também devem receber”, afirmou.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por