
Belo Horizonte e outras 489 cidades de Minas estão em alerta “laranja” para chuvas até às 10h de sábado (1°), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso aponta que há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios.
Conforme o alerta, as cidades afetadas devem registrar chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Em BH, a previsão indica um dia de céu nublado com pancadas de chuva, por vezes fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais.
As cidades afetadas pelo alerta ficam nas regiões Metropolitana de Belo Horizonte, Central, Vale do Rio Doce, Zona da Mata, Vale do Jequitinhonha, Sul, Triângulo Mineiro e Norte. Para ver a lista completa, clique aqui.
Instruções
- Evite enfrentar o mau tempo.
- Observe alteração nas encostas.
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Índice pluviométrico
Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.
Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.
Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar:
- Chuva fraca: abaixo de 5 mm/h
- Chuva moderada: entre 5 e 25 mm/h
- Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h
- Chuva muito forte: acima de 50 mm/h
Leia mais: