Minas terá rede de engenheiros voluntários para atuar em áreas de desastre
Profissionais cadastrados no Crea-MG farão vistorias, avaliações de risco e planejamento de ações preventivas nos municípios

Minas Gerais vai contar com o apoio técnico de engenheiros e outros profissionais habilitados para reforçar a atuação da Defesa Civil em situações de risco, emergência e desastres naturais. A medida faz parte de uma iniciativa lançada nesta terça-feira (8), que prevê a criação de um programa estadual de voluntariado coordenado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), em parceria com o Governo do Estado.
A proposta é cadastrar profissionais dispostos a atuar, de forma voluntária, em vistorias de imóveis, inspeções em áreas afetadas por eventos extremos, avaliações de risco e também no planejamento de ações preventivas em regiões vulneráveis. O programa será válido por cinco anos e pretende ampliar a capacidade de resposta dos municípios, especialmente durante o período chuvoso.
“A ideia é trabalhar de forma preventiva para que, no momento em que algo acontecer, estejamos prontos, sabendo quais ações tomar, quais são os riscos e tentando mitigar antes que aconteça, junto aos agentes municipais”, explicou o presidente do Crea-MG, Marcos Torres Gervásio.
Cadastramento e capacitação
A iniciativa prevê a criação de um sistema estadual de cadastro, que ficará sob responsabilidade do Crea-MG. O conselho também vai promover treinamentos, verificar a regularidade dos inscritos e oferecer apoio técnico às equipes locais. Já o Gabinete Militar do Governador (GMG) e a Defesa Civil ficarão responsáveis por coordenar e supervisionar o trabalho dos voluntários em campo, além de emitir certificados e desenvolver capacitações específicas sobre gestão de riscos e emergências.
Leia mais: