Fraudes digitais

Minas teve 300 denúncias de golpes do IPVA em 2023; autoridades reforçam alerta neste ano

Escala de vencimento da primeira parcela ou cota única começa na próxima segunda-feira

Da Redação*
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 10/01/2024 às 15:26.
Quem perdeu o prazo ainda pode efetuar o pagamento normalmente via Pix, DAE ou nos agentes credenciados (Fernando Michel/Hoje em Dia)

Quem perdeu o prazo ainda pode efetuar o pagamento normalmente via Pix, DAE ou nos agentes credenciados (Fernando Michel/Hoje em Dia)

Pelo menos 300 denúncias sobre golpes envolvendo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foram recebidas em Minas no ano passado. O número leva em conta motoristas vítimas de estelionatários e queixas de pessoas que receberam vídeos fraudulentos ou links com as falsas promessas de descontos. O balanço reforça o alerta aos proprietários de carros para o pagamento do imposto em 2024.

O levantamento sobre as chamadas "manifestações sobre golpes" foi apresentado pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF-MG). Conforme a pasta, os registros foram encaminhados ao Ministério Público, que conseguiu retirar os sites do ar e notificar as plataformas de buscas.

Segundo o diretor de Informações Econômico-Fiscais da SEF, Ricardo Alves de Souza, desde a campanha do IPVA de 2023, quando apareceram as primeiras fraudes digitais, a secretaria tem o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber) do MP. Ele diz que o monitoramento é "contínuo".  

O proprietário de veículo, vítima de fraude, pode enviar denúncia para a Ouvidoria do MP e registrar ocorrência em uma delegacia da Polícia Civil ou na Delegacia Virtual. Para reforçar os cuidados à população, um vídeo com dicas passou a ser divulgado. Assista:

A escala de vencimentos da primeira parcela ou cota única do IPVA começa na próxima segunda-feira (15), mas o pagamento já está disponível. Para consultar valores ou pagar, a orientação é utilizar apenas o site www.fazenda.mg.gov.br.

É importante não entrar em páginas desconhecidas nem acreditar em ofertas com descontos mirabolantes. O único desconto real, oferecido pelo Governo, é de 3% para pagamento do imposto em cota única.

* Com Agência Minas

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por