Proteção

Minas vai desobrigar uso da máscara contra a Covid em locais fechados a partir de 1º maio

Marina Proton
mproton@hojeemdia.com.br
01/04/2022 às 11:50.
Atualizado em 01/04/2022 às 12:14
Esmeraldas torna obrigatório uso de máscara em escolas e faculdades  (Reprodução/ Freepik)

Esmeraldas torna obrigatório uso de máscara em escolas e faculdades (Reprodução/ Freepik)

Municípios mineiros poderão desobrigar o uso da máscara de proteção contra a Covid-19 em locais fechados a partir de 1º de maio. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (1º) pelo secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

Até lá, segundo já orientado pela pasta, o uso do acessório deve seguir obrigatório em cidades que não alcançarem ao menos 80% da população acima de 5 anos com o ciclo vacinal contra a doença completo, assim como 70% com a aplicação do reforço. 

Levando em consideração este dado, hoje em Minas 151 cidades poderiam retirar a obrigatoriedade. Outras 166 estão próximas aos índices. 

“Dentro ao nosso critério, temos muitos municípios aptos que a gente recomenda que não é obrigatório o uso da máscara em locais fechados. Mas agora a nossa meta, independente da vacinação, é que seja desobrigado a partir de 1º de maio. Fica aqui para a toda população que a gente consiga chamar o mês de abril como o último para encerrar esse momento crítico”, disse em entrevista coletiva concedida à imprensa. 

O titular da pasta ainda informou que o Estado considera a queda no número de novos casos, que deve atingir o menor pico em breve, além do avanço da imunização. Em Minas, 8,8 milhões de pessoas tomaram a  terceira dose até esta manhã, o que consiste em 53% do público-alvo. 

“Vamos continuar vacinando, mas tentamos, de alguma forma, virar de vez essa página da pandemia com algo tão restritivo. É um passo importante”, avaliou. 

Bacchereti também considerou que a recomendação deve incluir o uso em locais com grandes aglomerações, assim como em transportes públicos coletivos. “Há uma expectativa nossa que as escolas não precisem mais da obrigação, especialmente com o crescimento da vacinação infantil e com aplicação da segunda dose este mês. Mas vamos soltar as notas técnicas no decorrer do mês de abril, com a expectativa do crescimento da imunização”, concluiu. 

O uso da proteção em locais abertos já não é mais obrigatório no Estado. Vale lembrar que as decisões, no entanto, cabem a cada município, sendo a medida apenas uma recomendação do governo. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por