internacional

Mineiro mostra impactos da nuvem de areia do deserto do Saara que atinge Europa; veja vídeo

Lucas Sanches
@sanches_07
17/03/2022 às 11:39.
Atualizado em 17/03/2022 às 12:09
 (Divulgação/Redes Sociais)

(Divulgação/Redes Sociais)

Moradores de diversas regiões da Europa têm observado um fenômeno raro e curioso, responsável por mudar a paisagem nos céus especialmente na Espanha e França. Uma nuvem de poeira do deserto do Saara, no Norte da África, se deslocou para o Velho Continente após uma tempestade de areia no Marrocos.

Mineiro de Santa Luzia, na Grande BH, o cozinheiro Felipe Santana Rick, de 39 anos, mora na França há quatro meses. Junto com a esposa e a filha, de apenas 19 meses, ele foi surpreendido pela nova paisagem em Issy-les-Moulineaux, cidade perto de Paris. 

"No começo, foi uma cena muito curiosa. Parecia que estávamos presenciando o pôr do Sol, mas eram 10h. Além disso, a sensação era que o ar estava bem empoeirado", conta.

Institutos de meteorologia na França e na Espanha alertaram para a chegada da nuvem de areia, que, inicialmente, não seria tóxica, e foi chamada de "calima". Entretanto, especialistas afirmaram que o acúmulo de grandes quantidades no sistema respiratório pode agravar o estado de saúde de pessoas que já têm ou são predispostas a problemas respiratórios. 

Mesmo assim, o brasileiro conta que não houve grandes mudanças na rotina da cidade francesa. "As pessoas saíam para trabalhar normalmente, e na minha família não foi diferente. Aqui na França, o uso de máscara deixou de ser obrigatório, mas por conta dessa nuvem, vi mais pessoas usando o item só para proteger o rosto da sujeira que ficava no ar".

Já nessa quarta-feira (16), o fenômeno começou a se dissipar na região, como também era previsto pelas autoridades. O que restou foram as marcas nas ruas e veículos, que ficaram cobertos de areia em diversos pontos do país. 

Relembrando a situação, Felipe ainda brinca com uma música de Caetano Veloso, que logo veio à cabeça. 

"Uma das primeiras coisas que lembrei foi da música 'Reconvexo', em que o Caetano fala: 'Eu sou a chuva que lança a areia do Saara sobre os automóveis de Roma'. Não estamos em Roma, mas a sensação foi a mesma, descobri que a letra se tornou realidade", brincou.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por