Natural de Coqueiral

Mineiro que tem relatado a situação da guerra na Ucrânia chegou à Polônia nesta sexta

Clara Mariz
@clara_mariz
04/03/2022 às 19:36.
Atualizado em 04/03/2022 às 19:44
 (Redes Sociais / Reprodução)

(Redes Sociais / Reprodução)

Nesta sexta-feira (4), o grupo de três brasileiros que estava alojado no bunker de um hotel em Kiev, capital da Ucrânia, desde o início da invasão do país pela Rússia, entraram na Polônia, onde vão pegar um voo da Força Aérea Brasileira, na próxima segunda-feira (7) e voltarão para o Brasil. A fuga aconteceu com a ajuda de representantes da embaixada brasileira.

A viagem dos amigos começou na terça-feira (1º) quando eles foram em comboio para a cidade de Lviv, na região Oeste da Ucrânia. De acordo com o mineiro de Coqueiral, David Abu-Gharbil, o trajeto durou cerca de 18h.

Em seu perfil no Instagram, o engenheiro eletrônico tem feito relatos de como está a situação no país, e como foi a jornada para conseguir se abrigar até voltar ao Brasil. Em vídeo publicado nesta sexta-feira (4), já em Varsóvia, capital polonesa, David conta que se sente muito grato pela hospitalidade e ajuda de moradores.

 (Redes Sociais / Reprodução)

(Redes Sociais / Reprodução)

 “Eu quero muito agradecer ao casal de ucranianos que nos abrigaram em Ternopil. Eles possuem um hostel, nos deram comida e nos deixaram dormir lá... Quando eu cruzei a fronteira da Polônia, me emocionei muito com os poloneses ajudando quem estava desabrigado. Eles oferecem sopa, café, chá e deixam fogareiros acesos para nos esquentar", diz.

Agora, protegido e mais tranquilo, David Abu-Gharbil afirma que até brincou com os amigos, por que eles terão "história para contar". Em live nesta sexta-feira, ele conta que deixou todos os pertences em sua casa em Kiev. "Eu saí com uma mochila com duas trocas de roupa. Enquanto uso uma, lavo a outra e coloco para secar. Blusa e casaco já é mais difícil, pois só trouxe um de cada. O meu tênis virou uma lenda", diz o mineiro. 

Veja como era o bunker em que os brasileiros estavam:

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por