
Nesta sexta-feira (15) é feriado em Belo Horizonte e em outras cidades da região metropolitana. Na capital, a data é dedicada a Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da cidade, e à Assunção de Maria. A igreja no bairro Funcionários, na região Centro-Sul, traz neste ano o tema “Maria, Mulher da Esperança” para as celebrações.
A novena teve início em 6 de agosto, com uma extensa programação marcada por missas, momentos de oração e atividades comunitárias.
Em cidades vizinhas, também há festas religiosas: em Caeté, a homenagem é para Nossa Senhora do Bonsucesso; em Nova Lima, para Nossa Senhora do Pilar; e em Lagoa Santa, para Nossa Senhora da Saúde.
Marco zero de BH
O Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem foi reconhecido como Marco Zero de Belo Horizonte pela Lei nº 11.724, sancionada pelo prefeito Fuad Noman e publicada no Diário Oficial em 24 de julho do ano passado.
Segundo a Arquidiocese de BH, o reconhecimento reforça a importância histórica, cultural e religiosa do santuário, que recebe peregrinos desde a fundação da cidade.
Assunção de Nossa Senhora
A Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, celebrada em 15 de agosto, é uma das festas mais importantes do calendário litúrgico. A Igreja Católica ensina que Maria, mãe de Jesus, foi elevada ao céu de corpo e alma, por graça especial de Deus, em virtude da sua maternidade divina e colaboração na obra da redenção.
Programação desta sexta-feira (15)
- 11h – Missa com padre José Júnior,
- 12h30 – Bênção dos Carros e dos Viajantes
- 13h – Missa com padre Jésus Neres,
- 15h – Missa com padre Alexandre Fernandes (Movimento das Mães que Oram pelos Filhos)
- 16h – Terço na Praça Rio Branco
- 17h – Procissão luminosa (saída da Praça Rio Branco em direção ao Santuário)
- 18h – Missa solene
Leia mais: