
O uso de máscara em lugares abertos não é mais obrigatório em Montes Claros, no Norte de Minas, a partir desta sexta-feira (8). O município publicou decreto no dia 12 de março, em que explicava as condições para que o item fosse flexibilizado. Conforme o Painel Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde (SES) desta sexta, o objetivo foi cumprido.
Segundo o documento, 40% das pessoas acima dos 18 anos deveriam receber a terceira dose da vacina contra a Covid-19. O levantamento do Painel Vacinômetro mostra que o índice na cidade chegou a 40,3%. Para que a máscara seja liberada também em locais fechados, essa cobertura vacinal precisa superar 70%.
Desde o início do mês passado, o governo de Minas recomendou o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em locais abertos, mas deu autonomia para os municípios oficializarem a decisão. O governo espera desobrigar o uso de máscara em ambientes fechados em todo o estado a partir de 1º de maio.
Dados da pandemia
De acordo com a prefeitura de Montes Claros, 73 mil pessoas se infectaram com o novo vírus desde o começo da pandemia, em março de 2020. Quase 69 mil pacientes se recuperaram, e outros 1.052 morreram. Somando a dose de reforço com as aplicações de dose única, já são mais de 125 mil vacinas aplicadas no município.