Moradias irregulares são vizinhas do perigo nas BRs que cortam Minas

Ana Lúcia Gonçalves - Do Hoje em Dia
03/09/2012 às 06:37.
Atualizado em 22/11/2021 às 00:57
 (Leonardo Morais/Hoje em Dia)

(Leonardo Morais/Hoje em Dia)

GOVERNADOR VALADARES – Inúmeras construções irregulares avançam em direção às margens da BR-381, em Governador Valadares, sem respeitar a exigência de uma área de reserva de 70 metros (35 metros para cada lado) da faixa de domínio.  Nas BRs 116 e 259 o problema se arrasta há anos.

Na BR-381, a maior concentração fica no km 153, no bairro Santa Rita, onde um muro e uma casa de alvenaria com ponto comercial erguidos em uma curva parecem invadir a pista.

O proprietário é o vigilante Antero Pereira Florentino, de 47 anos. Ele disse que só depois da obra pronta percebeu que estava “perto demais da pista”, mas nem por isso pensa em demolir o imóvel ou se mudar.

Sem fiscalização

Antes, ele morava com a família em outra parte do bairro. “Vendi lá e vim para cá. Estou trabalhando há um ano e meio nessa construção. Tiveram tempo de me avisar, mas ninguém falou nada. Nenhum fiscal ou policial esteve aqui. Agora só saio se me indenizarem”, avisou.

Pelos cálculos que fez, a construção está “a uns cinco metros da pista”. “Devia ter recuado mais, mas agora está pronta”, completou.

Um vizinho, o carroceiro Sebastião Ferreira dos Santos, de 62 anos, está há 33 no local e garante que nunca foi incomodado por qualquer autoridade. A responsabilidade pela fiscalização ainda é discutida pelos órgãos competentes.

Às margens da rodovia, Santos cultiva horta e planta bananas. E se diz surpreso com a rapidez das novas construções. “Não tem perigo não. E nem proibição. Se tivesse, ninguém investiria tanto assim”, disse.



 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por