Crime nas Redes Sociais

Morador de BH é indiciado por comentário racista contra jornalista Manoel Soares, da TV Globo

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
04/02/2022 às 13:41.
Atualizado em 04/02/2022 às 14:24

Um homem de 48 anos, morador de Belo Horizonte, foi indiciado por comentário racista proferido em uma rede social do jornalista Manoel Soares, da TV Globo, que participa dos programas "Encontro" e "É de Casa". O caso aconteceu em maio de 2020, mas o indiciamento foi confirmado pela Polícia Civil nesta sexta-feira (4).

Ele procurou a PC em São Paulo para registrar ocorrência contra o internauta, que havia comentado “Esse preto de máscara kkkk Assalto?” em um dos perfis dele. Quando os investigadores descobriram que o homem era de BH, a corporação mineira instaurou inquérito e o intimou a depor.

À época, Soares comentou sobre o caso ao vivo. "Eu confesso que fico pensando o que passa na cabeça da pessoa que faz uma coisa dessa que eu não entendi. Assaltante por quê? Quais são as características que me apresentam como assaltante? Só pelo fato de estar usando uma máscara, do que a pessoa está falando? Eu não entendi muito bem", disse durante o programa.

"O investigado compareceu à Delegacia Especializada de Investigação a Crimes de Racismo, Xenofobia e Intolerâncias Correlatas da PCMG, no dia 19 de janeiro deste ano, ocasião em que confirmou ter feito as postagens e as descreveu como 'uma brincadeira infeliz e de extremo mal gosto", explicou a PC. 

De acordo com a delegada responsável pelo caso, Isabella França, o crime está previsto no artigo 20 da lei 7716, que diz respeito a "praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional". A pena prevista, por ter sido uma publicação em rede social, é de dois a cinco anos de reclusão, além de multa.

A reportagem do Hoje em Dia procurou o jornalista, e aguarda retorno.

Leia mais:
Minas confirma 80 óbitos e 27 mil casos de Covid em 24 horas
Dupla é presa por importunação sexual contra policial militar em Guaxupé, no Sul de Minas

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por