Meio Ambiente

Moradores, artistas e políticos aumentam pressão para criação do Parque Linear do Belvedere

Leonardo Parrela
leoparrela@hojeemdia.com.br
18/04/2022 às 14:44.
Atualizado em 19/04/2022 às 09:36
Visita aconteceu na manhã desta segunda (18) e contou com a presença de moradores, políticos e ativistas (Valéria Marques/Jornal Hoje Em Dia)

Visita aconteceu na manhã desta segunda (18) e contou com a presença de moradores, políticos e ativistas (Valéria Marques/Jornal Hoje Em Dia)

Mais pressão para a criação do Parque Linear do Belvedere, entre Belo Horizonte e Nova Lima. Uma vistoria da área, que seria leiloada para a possível construção de empreendimentos imobiliários, foi feita nesta segunda-feira (18).

O juiz Mário de Paula Franco Júnior, que analise a causa, esteve presente. O leilão está suspenso e caberá ao magistrado emitir um parecer sobre a realização da venda. Moradores da região, artistas e políticos acompanharam a visita para apresentar demandas. 

A visita foi solicitada pelo próprio juiz. Em contato com as pessoas, ele afirmou que ida à região foi realizada na tentativa de entender melhor os pedidos que têm sido feitos. Um abaixo assinado foi distribuído. Nele, 21 entidades defendem a anulação do processo. O documento também cobra a recuperação da área verde.

Para o presidente da Associação dos Amigos do bairro Belvedere, Ubirajara Pires Glória, a visita foi positiva. "Espero que exista um bom senso por parte do juiz para que defina a favor da manutenção do que acontece hoje, que é a preservação da área".

De acordo com Ubirajara, um projeto formal de criação do Parque Linear Ferroviário de Belo Horizonte já está nas mãos do poder público.

Para a arquiteta e urbanista Renata Crasto, existem outras alternativas de escoamento rodoviário sem prejudicar o meio ambiente.

"Já existe uma via ligando o Jardim Canadá à sede da cidade de Nova Lima. Existe outra via de acesso de Honório Bicalho e vai até a região Leste de Belo Horizonte. Não vemos o interesse no gestor de Nova Lima investindo nessas alternativas", diz a moradora.

A prefeitura de Nova Lima foi procurada e, em nota, afirmou que estuda um projeto para ocupar 1/3 do terreno com um projeto viário no local "que enfrenta transtornos diários em alguns horários, devido ao intenso tráfego de veículos" e que a outra parte será destinada a um parque para manter a preservação. No comunicado, a prefeitura também afirma que existe um pré-acordo com Belo Horizonte para coibir a verticalização na região. Veja, abaixo, a nota na íntegra.

A Prefeitura de Nova Lima segue realizando estudos para a implantação do projeto que contempla um modelo viário multimodal e um parque boulevard na região onde está localizada a linha férrea, entre o Vila da Serra e Belvedere. A proposta de intervenção híbrida equilibra soluções de mobilidade para o local, que enfrenta transtornos diários em alguns horários, devido ao intenso tráfego de veículos, além da preservação da área verde compreendida naquela extensão. A nova via abrangerá 1/3 do terreno, ao passo que o restante será destinado ao parque.A fim de controlar a ocupação urbana na região e arredores, o município de Nova Lima firmou, por meio de um encontro entre os prefeitos, um pré-acordo com Belo Horizonte, ainda a ser formalizado, para coibir a verticalização. Após definição sobre a legalidade do leilão do terreno em questão, que pertence à União, a Administração Municipal vai elaborar um projeto e submeterá aos demais órgãos participantes do grupo de trabalho, criado para coordenar as ações no local.

 Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por