Moradores de comunidades de Nova Lima voltam para casa após nível de risco de barragem cair

José Vítor Camilo
08/07/2019 às 15:35.
Atualizado em 05/09/2021 às 19:27
 (Lucas Prates)

(Lucas Prates)

As 49 pessoas que haviam sido evacuadas de suas casas em fevereiro deste ano devido ao risco de rompimento da barragem Vargem Grande, na mina de Abóboras, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, voltaram para casa no fim de semana. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (8) pela Vale, responsável pela estrutura que teve o nível de alerta reduzido de 2 para 1, sendo que o retorno para as residências foi autorizado pela Defesa Civil Estadual. 

Os moradores que finalmente puderam retornar para suas casas são moradores das vila "A" e "Codornas", que estão na Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem da mineradora. A decisão foi tomada após ações adotadas pela empresa conseguirem gerar um aumento no grau de segurança da estrutura. 

"A ação foi acompanhada pela equipe de Relacionamento com a Comunidade da Vale. As famílias receberam auxílio emergencial de R$ 5 mil por grupo familiar, além de eletrodomésticos, móveis, cesta básica, cobertores, lençóis e materiais de higiene", explicou a empresa. 

Ainda conforme a nota divulgada pela Vale, a mudança no grau de segurança da barragem foi registrado no sistema da Agência Nacional de Mineração (ANM) ainda no dia 4 de junho deste ano.

Melhorias

A alteração no nível de segurança seria fruto de uma série de melhorias implantadas na estrutura desde janeiro deste ano, como o rebaixamento do nível de água do reservatório; limpeza dos canais de drenagem; e estudos de sensibilidade junto à empresa de auditoria para avaliação do impacto do rebaixamento do nível d'água na estabilidade da barragem.

"Foi feita ainda uma detalhada avaliação técnica das deformações apresentadas no sistema de monitoramento por inclinômetros (instrumentos instalados em furos de sondagem para medição de deformações). A expectativa é de que, com a continuidade dessas ações, a estrutura seja totalmente retirada da condição de alerta. A Vale ressalta que a barragem Vargem Grande é acompanhada pelas equipes de Campo e do Centro de Monitoramento Geotécnico em regime de 24 horas, sete dias por semana", completou a mineradora. 

Os moradores que quiserem obter mais informações podem entrar em contato pela Central de Atendimento, no telefone 0800-031 0831.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por