Saúde

Moradores denunciam falta de médico em posto no bairro Concórdia, em BH

Gabriel Rezende
grezende@hojeemdia.com.br
02/06/2022 às 19:43.
Atualizado em 02/06/2022 às 19:52
Centro de Saúde Alcides Lins, no bairro Concórdia, vai atender a população com a vacina bivalente contra a Covid-19 (Google Street View / Reprodução)

Centro de Saúde Alcides Lins, no bairro Concórdia, vai atender a população com a vacina bivalente contra a Covid-19 (Google Street View / Reprodução)

Moradores do bairro Concórdia, região Nordeste de Belo Horizonte, denunciam a falta de médicos para atender pacientes no Centro de Saúde Alcides Lins. Conforme relatos recebidos pela reportagem do Hoje em Dia nesta quinta-feira (2), o problema na unidade é recorrente. 

Izabella Alexandra Silva, de 23 anos, conta que acordou com sintomas respiratórios nesta quinta-feira (2) e procurou atendimento no posto perto de casa. Ao chegar ao centro de saúde, foi surpreendida com a informação de que não havia médico para atendê-la. 

“A enfermeira que me atendeu informou que não havia médico no posto. Eu informei meus sintomas e ela me receitou soro fisiológico e dipirona”, afirma a moradora. A jovem também reclama que, com a falta do médico, não conseguiu atestado para o dia, embora se sentisse mal. “A enfermeira só pôde me dar um atestado de horas.”

Conforme Izabella, as queixas de falta de médicos no posto de saúde são recorrentes. “Tenho familiares com pressão alta, amigas que residem no bairro e que procuram sempre atendimento no posto e sempre reclamam de falta de profissionais no posto”,  diz a moradora. 

Também moradora de Concórdia, Heloisa Aparecida da Costa, de 51 anos, denuncia: “Sempre que vamos lá a informação é a mesma: não há médicos. Inclusive, fui lá hoje, precisava marcar uma consulta para levar exames médicos e não consegui. Eu faço uso de remédios controlados, precisava marcar consultas para os filhos”, desabafa. 

Na avaliação de Heloisa, o posto está “largado às traças”. Ela também reclama que sequer consegue exames impressos ao realizar uma consulta. “Isso não é justo”. As duas mulheres também citaram que pertenciam a outro posto, no bairro Cachoeirinha, onde eram bem-recebidas. “No Alcides Lins a gente sai de mãos atadas”.

Jogo de empurra para UPAs

Ricardo Nunes, membro do Conselho Municipal de Saúde, destaca que, em alguns casos, com a falta de médicos nos postos de saúde, os pacientes são orientados a procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). 

“Têm sido rotina o descaso, a falta de médico e o encaminhamento desenfreado de pessoas para as UPAs, isso sendo feito direto por enfermeiros, pela falta de médicos”, afirmou. 

O que diz a prefeitura 

A reportagem questionou a prefeitura de Belo Horizonte sobre as reclamações. Em nota, o Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, admitiu que “trabalha para recompor as equipes”. Conforme a administração, o posto Alcides Lins conta, atualmente, com três médicos e há cinco vagas em aberto para contratação. 

Sobre a reclamação das moradoras que foram trocadas de posto, a prefeitura afirma que é feito “levantamento para alteração das áreas de abrangência, sempre priorizando a melhor assistência e o pleno atendimento dos usuários”. 

Veja a nota na íntegra

"A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que o Centro de Saúde Alcides Lins conta, no momento, com três médicos. Atualmente, há cinco vagas para profissional médico em aberto com contratação já autorizada. Para garantir a assistência à população e manter o pleno atendimento, caso necessário, os usuários podem ser encaminhados para centros de saúde da área de abrangência.Atualmente, cerca 19 mil usuários são assistidos pelo Centro de Saúde Alcides Lins e 18 mil pelo Centro de Saúde Cachoeirinha.

A SMSA tem trabalhado para recompor as equipes. No final de abril o concurso – realizado em 2021 – foi homologado e já foi iniciada a convocação de posse de médicos aprovados. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde mantém ativo um banco de currículos para contratação imediata de médicos. Os interessados devem acessar o site da Prefeitura de Belo Horizonte para realização do cadastro - BANCO DE CURRÍCULOS | Prefeitura de Belo Horizonte.

Com relação à alteração da unidade citada pela usuária, antes de realizar qualquer mudança, a Secretaria Municipal de Saúde faz um levantamento para alteração das áreas de abrangência, sempre priorizando a melhor assistência e o pleno atendimento dos usuários."

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por