TESTE DE BARRAGEM

Moradores próximo a barragens, em Macacos, participam de simulado de emergência com sirenes

Da redação
portal@hojeemdia.com.br
26/09/2022 às 20:15.
Atualizado em 26/09/2022 às 20:15
Mina Mar Azul, em Macacos, na cidade de Nova Lima  (Divulgação / Vale)

Mina Mar Azul, em Macacos, na cidade de Nova Lima (Divulgação / Vale)

Na próxima quarta-feira (28), moradores que vivem perto das Zonas de Autossalvamento (ZAS) das barragens B3/B4, B6, B7 e Taquaras, da mina de Mar Azul; barragem 5, da mina da Mutuca; e Capão da Serra, da mina de Tamanduá, todas localizadas em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, irão participar de um simulado prático de emergência, anunciou a Vale, nesta segunda-feira (26).

A atividade, segundo a mineradora que é dona das barragens e responsável pelo simulado, é rotineira e tem caráter preventivo. E deve envolver cerca de 170 empregados da empresa e moradores da região. Por não ser uma ação obrigatória, a Vale, disse que  não consegue precisar quantas familías irão sair de casa para participar do evento teste.

No horário do simulado, haverá o toque real de sirenes. Os participantes deverão seguir pelas rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura. Para reforçar que se trata de um evento teste, antes é emitida uma mensagem informando que se trata de um simulado.

A operação de treinamento é uma continuidade das ações que fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação vigente. O objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência envolvendo barragens.

A barragem B3/B4 se encontra, neste momento, no nível 3 de emergência -- é o nível mais alto de alerta de emergência, que significa que uma situação de possível ruptura iminente ou que já está ocorrendo. As ações, nestes casos, são voltadas para as pessoas que estão na ZAS por meio de medidas educativas adicionais.

Atenção ao trânsito

Como medida preventiva, durante o teste haverá interdição temporária do trânsito na Estrada do Engenho; na região central de Macacos, próximo à Capela de São Sebastião; na AMG-160; e no bairro Capela Velha.

Após o término do simulado as vias serão liberadas normalmente. A interdição contará com o suporte da Polícia Militar (PMMG) e, caso seja necessário fazer algum desvio, o trecho estará sinalizado.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por