
Um morcego que testou positivo para raiva foi recolhido pela equipe de zoonose da prefeitura de Belo Horizonte (PBH), na região Leste da capital.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que já iniciou as medidas preventivas e de bloqueio vacinal de cães e gatos que vivem no raio de cerca de 300 metros do local onde o animal foi encontrado.
Os agentes de zoonoses também estão repassando orientações quanto aos cuidados e monitorando a população no entorno para verificar se houve algum contato de moradores com o morcego.
Em nota, a SMS reforça que caso algum animal seja identificado com comportamento anormal, a população não deve tocar ou tentar removê-lo. E é preciso acionar imediatamente os serviços de zoonoses da capital, para que uma equipe seja enviada para fazer o recolhimento do bicho de forma adequada.
A PBH informou que, além do Centro de Controle de Zoonoses, mantém pontos de vacinação contra a raiva de animais domésticos nos seguintes endereços:
Barreiro
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Barreiro
Avenida Antônio Praça Piedade, 68 - Bonsucesso.
Horário de funcionamento: 7h às 16h
Leste
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Leste
Rua Antônio Olinto, 969 - Esplanada.
Horário de funcionamento: 7h às 16h
Noroeste
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Noroeste
Rua Antônio Peixoto Guimarães, 33 - Caiçara.
Horário de funcionamento: 7h às 16h
Oeste
Centro de Esterilização de Cães e Gatos Oeste
Rua Alexandre Siqueira, 375 - Salgado Filho.
Horário de funcionamento: 7h às 16h.
Os telefones para solicitar o recolhimento de animais com suspeita de raiva são 3277-7411/3277-7413/ 3277-7414 ou pelo 156.
Leia mais:
Juiz de Fora confirma primeiro caso de varíola dos macacos
Incidência da Covid-19 em BH está em queda há 14 dias consecutivos, segundo boletim da Prefeitura