
Considerada uma das principais referências na obra do modernista Mário de Andrade, a professora Eneida Maria de Souza morreu nesta terça-feira (1), aos 78 anos, em decorrência de um câncer.
Eneida era professora emérita da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e uma das fundadoras do doutorado em Literatura Comparada da Faculdade de Letras da UFMG.
Em fevereiro, o Brasil comemorou o Centenário da Semana de Arte Moderna, que teve como um dos seus principais nomes, o escritor Mário de Andrade.
Em uma entrevista à Revista da UFMG, a professora contou que a atração pela obra de Mário de Andrade começou com o interesse pela literatura popular.
“Ele não foi só um ficcionista e um poeta, também foi um pesquisador, escreveu livros sobre folclore, cultura popular, livro de viagens”, contou Eneida.
A professora publicou mais de 30 títulos. Eneida também organizou diversas publicações como Modernidades Tardias, em 1998, e Mário de Andrade e Henriqueta Lisboa - Correspondência, em 2010. Com essa última publicação, conquistou o segundo lugar no Prêmio Jabuti em 2011, na categoria biografia.
Leia Mais