
Um possível caso de intoxicação por metanol é investigado em Itajubá, no Sul de Minas. Conforme informou a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) nesta sexta-feira (17), trata-se de um homem de 48 anos que morreu na terça-feira (14) após uso abusivo de álcool.
De acordo com a pasta, a vítima apresentou acidose metabólica refratária. Outras possibilidades diagnósticas plausíveis estão sendo consideradas e permanecem em investigação.
“Após ponderações técnicas, a SES/MG avaliou como pertinente investigar a hipótese de intoxicação por metanol, dada a limitação de informações a respeito do óbito, a gravidade do quadro clínico e a ausência de etiologia definida até o momento”, disse a pasta em nota.
A Prefeitura de Itajubá afirmou que o resultado do exame que vai confirmar ou não a presença de metanol ficará pronto na próxima terça-feira (21). Além disso, o Executivo Municipal reiterou que a população deve evitar a compra e o consumo de bebidas alcoólicas em locais de procedência duvidosa.
O caso é o quinto investigado em território mineiro. Três dos casos, residentes nos municípios de Belo Horizonte (mulher, 48 anos), Poços de Caldas (homem, 25 anos) e Açucena (homem, 27 anos, que evoluiu para óbito em Ipatinga), foram descartados com base em exames laboratoriais que não identificaram a presença de metanol e/ou ácido fórmico no sangue dos pacientes.
O quarto caso, de uma mulher de 27 anos, residente em Sabará, foi descartado por não cumprir os critérios de suspeição, após discussão entre o médico assistente, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Minas Gerais (CIATox/MG) e a equipe do CIEVS-Minas.
Leia mais: