Flagrante

Motoristas desrespeitam placa e avançam na contramão há 2 meses em rua na região de Venda Nova

Moradores da região denunciam que todos os dias condutores e motociclistas não respeitam a alteração de circulação no local

Bernardo Haddad
@_bezao
Publicado em 01/08/2025 às 15:27.Atualizado em 01/08/2025 às 16:56.
O Hoje em Dia foi até a rua Ajair de Almeida Costa e flagrou diversos motoristas dirigindo na contramão (Valéria Marques/ Hoje em Dia)
O Hoje em Dia foi até a rua Ajair de Almeida Costa e flagrou diversos motoristas dirigindo na contramão (Valéria Marques/ Hoje em Dia)

Quem passa próximo à rua Ajair de Almeida Costa, no bairro Mantiqueira, em Venda Nova, provavelmente já se deparou com um carro ou moto transitando na contramão. Segundo moradores, todos os dias algum condutor desrespeita a mudança de sinalização na via, que tem deixado o trânsito “caótico” na região, aumentando o risco de acidentes. 

O Hoje em Dia foi ao local nesta sexta-feira (1°) e flagrou diversos motoristas transitando na contramão. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a alteração para mão única ocorreu em 21 de maio, há mais de dois meses. Uma faixa está estendida no início da via para alertar os condutores, o que não impede as infrações.

Morador da região, o estofador de móveis Roberto Alencar, de 44 anos, conta que a mudança era um desejo antigo da população, visto que a rua é estreita e marcada por acidentes. No entanto, ele relata que esperava maior compreensão dos motoristas que passam pelo local e persistem em dirigir na contramão. 

“Antes da mudança tinha muito acidente. A rua é muito estreita.  Mas, agora, muita gente ainda entra na contramão”, afirmou Roberto, ressaltando que “toda hora passa um” motociclista no lado contrário ao da circulação permitida.

Alguns moradores tentam avisar os motoristas que dirigem na contramão, mas muitos fazem “cara de paisagem” ou então ignoram os alertas, conforme conta a enfermeira Aline Morais, de 34 anos. 

“Dia desses eu estava com meus filhos e uma motorista entrou na contramão. Avisei a ela que a rua passou a ser contramão e ela, com cara de paisagem, seguiu. As pessoas precisam ficar atentas às placas e faixas que ainda estão no local”, disse. 
 
Por meio de nota, a PBH informou que a BHTrans aumentou a fiscalização no local para coibir o tráfego na contramão e reforçar a orientação aos motoristas sobre a nova circulação da via.

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por